Joanna e Lelo - Biblioteca de Caraíva (Caraíva, BA)

Joanna Savaglia queria fazer um festival de literatura infanto-juvenil em Caraíva, quando notou que no vilarejo não existia livraria nem biblioteca.

Havia no local um espaço muito bom que fora a antiga biblioteca de Caraíva, fechada em meados de 2000. Por meio de um financiamento coletivo, o projeto atraiu o interesse da comunidade e parceiros importantes como Lelo Ramos, proprietário de uma casa em Caraíva, direcionou o recurso arrecadado com a venda de pulseiras #soucaraíva para a revitalização e amplificou as melhorias na biblioteca.

A Secretaria Municipal de Educação se comprometeu a pagar o salário de uma bibliotecária. Assim, devolveram para comunidade o único equipamento cultural local, renovado e adequado aos conceitos contemporâneos de bibliotecas. O foco principal são livros de resgate da cultura indígena, visto que a maioria da população local é descendente direto das aldeias no entorno.

A Biblioteca Comunitária de Caraíva foi reaberta em julho de 2015, com wi-fi, forno de pizza e espaço de convivência. O forno de pizza é importante para garantir o sustento mínimo da biblioteca, gerando renda para pequenos gastos, como compra de livros. Trabalham agora para ter uma Associação de Amigos gerenciando suas atividades.

Facebook: https://www.facebook.com/BibliotecadeCaraiva/